domingo, 5 de fevereiro de 2012

DESENHO E PINTURA AO MESMO TEMPO

OLÁ, PESSOAL!

Mais um ano se inicia. Ano Novo, vida nova! Novas também são as ideias e sugestões para tornar suas aulas mais interessantes. E, que tal esta ideia?!? desenhar e colorir ao mesmo tempo e com um único material: cola colorida.

Desenhar e pintar com cola colorida é divertido, prazeroso e... diferente!



Vejam como algumas até ensaiam formas abstratas, embora ainda não saibam o que isso significa.
Legal, não é mesmo?

Além do prazer que esta atividade proporciona, ela desenvolve não só a imaginação e a criatividade, mas também a parte motora, a habilidade gráfica, a expressão, memória, raciocínio lógico, coerência, análise e síntese e muito mais. Desenvolve os hemisférios direito e o esquerdo do cérebro ao mesmo tempo. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O DESENHO LIVRE


Qualquer forma artística é experiência. E sem experiências, não existe nenhuma forma de arte. E sendo experiência é pessoal.Desenhar é trabalho, pois faz a construção de si mesmo, é vontade , é interesse, é comunicação, é expressão e esforço.  E isto, também é experiência. 

O desenho infantil traduz toda a riqueza de experiências pessoais. Ele se transforma a medida que a criança cresce e observa o mundo. Mesmo sem saber falar, a criança manifesta seus desejos, intenções e experiências através de seus rabiscos, da forma girino de desenhar a figura humana, da presença dos objetos que gosta e que lhes são importantes, das pessoas que admira, dos amigos, etc. E para mostrar toda essa riqueza, o desenho precisa ser estimulado e ser livre. Se não for dessa forma, cria bloqueios. 

O desenho só traduz a experiência infantil se ele for livre.

Muitos pais e professores acreditam que o desenho é livre se a criança fizer sozinha. Mas, esquecem que sugerem o tema, palpitam sobre o que devem desenhar, onde colocar esta ou aquela figura, mostram ou palpitam sobre as cores, etc. E, neste caso, o desenho deixa de a experiencia infantil para ser a experiência dos adultos.

O desenho livre é aquele em a criança decide tudo: a forma, o que colocar, as cores que dão o colorido. O desenho livre é o resultado do encontro com o si mesmo, com suas lembranças, com seus conhecimentos e saberes, de suas ideias e das imagens que formou, Não ficou bonito? Não tem importância. Com o tempo, treino e estímulo, tudo melhora.

Fonte:
apontamentos de aula sobre o Desenho Infantil (ARTE-TERAPIA).